Pregadores mirins. Crianças prodígio ou resultado do fanatismo dos pais

Por Masedon para o portal CGIPU,
Publicado em: 17/09/11 - 12:13

Quem disse que pregar a palavra de Deus de púlpito hoje é tarefa só para adultos? Três jovens (e quando digo jovens, quero disser bem jovens) meninos participarão do especial “Fé extrema” que será exibido na NATGEO no próximo domingo (18/09/2011) que será composto por “Mini Profetas” (categoria em que eles se encaixam) e “Jasidismo”.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“Bastidores: Pregadores Mirins”  apresenta a histórias de três crianças impactam as pessoas que as vêem pregando em nome de Jesus e sem inibição alguma a quem os ouve dissertar. Tipton, Matheus e Terry que têm entre 4 e 12 anos, são os protagonistas do documentário que irá ao ar neste final de semana, sobre mini-profetas.

Tipton tem hoje 4 anos e ainda não sabe ler e escrever, no entanto sua interpretação dos Evangelhos têm lhe concedido o título de “o pregador mais jovem do mundo”, já na Florida quem recebe este título tem sido o americano Terry, que muitos acreditam ter o dom de curar doentes quando os toca.  E no Brasil o posto de “pregador mirim”fica com o carioca Matheus Moraes, que prega desde os 6 aninhos de idade e hoje com 12 anos viaja pelo Brasil convertendo ladrões, narcotraficantes e criminosos aos caminhos de Cristo.

Com apenas quatro anos, Kanon Tipton, filho do pastor Damon Tipton, se tornou uma sensação do Youtube e já junta multidões quando vai pregar. O garoto faz pregações acaloradas, no estilo pentecostal, na igreja The Pentecostals of Grenada, no Mississipi, Estados Unidos.

Da mesma forma que seu pai, Kanon grita, agita os braços para saltar e encuga o suor da testa com um lenço. Mas apesar de considerar o filho como um “fenômeno”, Damon acredita que o filho mistura imitação com o chamado de Deus.

“Sim, as crianças absorvem tudo o que você colocar na frente delas. Ele tem estado em torno do ministério”, disse ele ao programa Today na terça-feira. “Mas sinto que a mão de Deus está sobre ele de uma maneira especial”.

Kanon e outro “pequeno pregador” foram o tema de um especial do National Geographic Channel da última quarta-feira.

Mas apesar do sucesso, esses pastores mirins  têm gerado controvérsia sobre se a deixá-los tomar o púlpito é apropriado.

“Sou um cristão e sério, isso não é bonito. O garoto é adorável, mas pregação imitada não é”, disse o usuário do YouTube anapier2006. “Eu literalmente tive calafrios durante todo o vídeo e Não do bom tipo. Não importa quão “bonito” isso pode ser para algumas pessoas, mas isso não é apropriado para um culto na igreja, as pessoas devem estar indo para ser ensinadas a palavra de Deus e crescer mais em suas caminhadas… ao invés disso, elas veem isso e francamente é perturbador”.

Mas o Bispo David Tipton Jr., o superintendente Distrital de Mississipi da igreja United Pentecostal Church International, disse que concorda com ele.

A Irmã Johnnie Lowery, membro da congregação, também disse ao National Geographic “não consigo me recompor quando ele está lá em cima”.

Dirigindo-se à crítica de que Kanon é muito jovem para pregar na frente da congregação, o Pastor Damon Tipton disse ao programa Today, “Tudo o que temos feito é o envolvê-lo na igreja. Ele mesmo tem esta paixão. Não estamos forçando-o”.

O pai de Kanon deixa claro que ele não tem uma agenda e nem viaja para fazer pregações. Ele diz também que o filho só prega quando está inspirado.

No trecho da pregação divulgados no programa Today aparece o jovem dizendo “Aleluia” enquanto se aproxima do púlpito. “O Senhor está aqui esta noite e seu nome é Jesus!” diz Kanon, à medida que a congregação bate palmas e responde em apoio. “Há um só Deus!”

“Precisamos do Espírito Santo”, ele diz à igreja. “Amo estar pregando aqui esta noite.”

Kanon diz que gosta de ficar e pregar na frente da congregação como ele vê o seu “papai pregar o tempo todo”.

“Sou um pregador,” é como Kanon se identifica.

Carioca Matheus Moraes - 12 anos

O documentário que será exibido as 23 horas, estará investigando até que ponto essas crianças realizam tais atividades por um dom ou se são resultado de pais de fanáticos e congregações que esperam ver milagres a qualquer custo.

Fonte: Gospel, 17/09/2011


Leia também

13ª CEIPU - BA. Rota Via GPS dos locais dos cultos e reuniões.

A IPU de Ilheus - BA, recebeu novos membros, em cerimonia de batismo.

A IPU de Alcobaça - BA, comemorou o aniversário do Circulo de Oração.

A IPU de Itamaraju - Ba, abriu uma nova congregação no bairro Corujão.

A IPU de Guaratinga - BA, batizou três novos membros no distrito de São João do Sul.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida