Israel encontra moeda rara com o nome do sacerdote Eleazar

Por Sandro meira para o portal CGIPU,
Publicado em: 11/03/24 - 11:39

Rara moeda é descoberta em caverna do deserto da Judeia.


 

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou a descoberta de uma rara moeda com a inscrição “Eleazar, o Sacerdote” e a frase “Ano Um da Redenção de Israel”. Escavadores a encontraram há cerca de duas semanas em uma caverna do Deserto da Judeia, na Reserva Natural de Matzok Hahetekim.

Segundo Times of Israel, a moeda, datada de 132 EC, durante a revolta de Bar Kochba, foi descoberta juntamente com outras três do mesmo período, com a inscrição “Shimon”. Durante essa época, os rebeldes judeus contra o domínio romano usavam as cavernas do deserto de difícil acesso como esconderijos. De acordo com a IAA, a inscrição “Eleazar, o Sacerdote” pode se referir ao Rabino Eleazar Hamoda’i, discípulo de Rabino Yohanan ben Zakkai durante a época de Rabino Akiva.

“Parece que o Rabino Eleazar Hamoda’i desempenhou um papel religioso significativo durante a revolta de Bar Kochba e morava na cidade de Beitar, sede da revolta”, disse a IAA.

Descobertas Importantes

Desse modo, os pesquisadores descobriram a moeda, que também apresenta gravuras de uma tamareira e uvas, durante o Projeto de Pesquisa de Cavernas do Deserto da Judeia. Esse é um esforço conjunto da IAA e de vários órgãos governamentais que busca recuperar e documentar antiguidades das inúmeras cavernas do deserto da Judeia antes que  as saqueiem.

Além disso, a próxima temporada de escavações nas cavernas do deserto está programada para começar na segunda-feira, 11 de março, e durar 10 dias. Voluntários com pelo menos 16 anos e boa saúde serão bem-vindos para participar, com alojamento em tendas, refeições e outras atividades fornecidas pela organização.

Por fim, Eli Escusido, diretor da IAA, convidou o público a se juntar à sétima temporada de escavações no deserto, para ajudar a preservar as descobertas arqueológicas do Deserto da Judeia, ameaçadas pelo roubo de antiguidades. Ele expressou esperança de que esta temporada traga novas descobertas importantes.

gospelprime.com


Leia também

A IPU de Vila Nova de Colares em Serra - ES, comemorou o 3º Congresso de Jovens.

A IPU de Indaiatuba - SP, realizou congresso do grupo de Jovens.

A IPU de Nova Rosa da Penha II em Cariacica - ES, realizou uma grande festivdade com o C. de Oração.

A IPU de Amadora em Portugal, realizou uma grande festividade em comemoração ao 7º Aniversário.

A IPU de Teixeira de Freitas - BA, realizou palestras para casais.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida