Arqueólogos encontram mosaicos com a imagem de duas heroínas da Bíblia: Débora e Jael

Por Sandro meira para o portal CGIPU,
Publicado em: 25/07/22 - 12:22


Uma equipe de escavadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill diz ter descoberto mosaicos contendo as primeiras representações conhecidas das heroínas bíblicas Débora e Jael (Yael), descritas no livro de Juízes.

Eles descobriram os mosaicos de quase 1.600 anos enquanto escavavam uma sinagoga na região da Galiléia, em Israel, como parte do Projeto de Escavação Huqoq da universidade. Huqoq já foi uma antiga cidade judaica e é mencionada no livro de Josué. Segundo a tradição, o túmulo do profeta Habacuque está localizado naquela região.

O grande mosaico do piso da sinagoga é dividido em três painéis e representa uma cena do capítulo 4 do Livro dos Juízes: quando os israelitas, liderados pela juíza hebraica Débora e pelo comandante militar Baraque, derrotam o exército cananeu liderado por Sísera.

A Bíblia descreve como Débora disse a Baraque para reunir as tropas israelitas contra os cananeus. Barak disse que só iria para a batalha se Débora o acompanhasse. Débora então profetizou que uma mulher acabaria por derrotar Sísera. Sísera fugiu da batalha e se refugiou na tenda de uma mulher queniana chamada Yael, que o matou enquanto dormia, enfiando uma estaca em sua cabeça.

Um painel do mosaico mostra Débora sentada sob uma palmeira olhando para Baraque, enquanto o segundo painel parece mostrar Sísera sentado. Um terceiro painel mostra Sísera morto e sangrando enquanto Yael enfia um prego em seu corpo. A equipe postou apenas uma imagem do mosaico de Barak.

Redação Exibir /Leiliane Lopes

 


Leia também

A IPU de Vila Nova de Colares em Serra - ES, comemorou o 3º Congresso de Jovens.

A IPU de Indaiatuba - SP, realizou congresso do grupo de Jovens.

A IPU de Nova Rosa da Penha II em Cariacica - ES, realizou uma grande festivdade com o C. de Oração.

A IPU de Amadora em Portugal, realizou uma grande festividade em comemoração ao 7º Aniversário.

A IPU de Teixeira de Freitas - BA, realizou palestras para casais.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida