30 de Novembro: Dia do Evangélico.

Por Sandro meira para o portal CGIPU,
Publicado em: 30/11/23 - 02:02

Nesta quinta-feira (30), o Brasil celebra o Dia do Evangélico, marcando uma data especial para a comunidade evangélica do país. Embora os números atualizados do Censo 2022 do IBGE sobre religião ainda não tenham sido divulgados, dados do Censo de 2010 indicam que 22,2% dos brasileiros que se declararam cristãos são evangélicos, em meio aos 86,8% que se identificaram com a fé cristã.

No Distrito Federal, o feriado foi estabelecido em 1995 por meio de uma lei distrital proposta pelo deputado Carlos Xavier na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Posteriormente, em 2010, foi promulgada uma lei nacional que instituiu o Dia Nacional do Evangélico em 30 de novembro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei, embora não tenha transformado a data em feriado ou ponto facultativo.

Josimar Francisco da Silva, presidente do Conselho de Pastores no DF e participante das discussões que resultaram na lei, revela que inicialmente a intenção era vincular a data ao dia 31 de outubro, quando é celebrada a Reforma Protestante. Contudo, a escolha recaiu sobre o dia 30 de novembro.

As raízes das igrejas evangélicas remontam à Reforma Protestante de 1517, especificamente em 31 de outubro, quando o teólogo Martinho Lutero (1483-1546) apresentou as “95 teses” com críticas à Igreja Católica. Os evangélicos englobam diversos grupos dentro do protestantismo, como luteranos, batistas, presbiterianos, reformistas, pentecostais e adventistas, conforme destacam pesquisadores de religiões. Os evangélicos e os protestantes, ambos integrantes do cristianismo, compõem uma rica tapeçaria de diversidade dentro do panorama religioso brasileiro.

jtv.com.br


Leia também

A IPU de Vila Nova de Colares em Serra - ES, comemorou o 3º Congresso de Jovens.

A IPU de Indaiatuba - SP, realizou congresso do grupo de Jovens.

A IPU de Nova Rosa da Penha II em Cariacica - ES, realizou uma grande festivdade com o C. de Oração.

A IPU de Amadora em Portugal, realizou uma grande festividade em comemoração ao 7º Aniversário.

A IPU de Teixeira de Freitas - BA, realizou palestras para casais.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida