União Europeia junta-se à Liga Árabe exigindo a divisão de Jerusalém

Por Sandro meira para o portal CGIPU,
Publicado em: 28/02/18 - 02:56

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, anunciou nesta segunda-feira (26) que durante o marco do Conselho de Ministros da UE, realizado em Bruxelas, ocorreu um encontro com seis ministros da Liga Árabe (Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Autoridade Palestina), bem como seu secretário-geral, Ahmed Aboul Gheit.

A pauta incluía a busca de uma solução rápida para o fechamento do Santo Sepulcro em Jerusalém. O chanceler da Jordânia, que preside a Liga Árabe criticou as medidas tomadas por Israel, assegurando que Jerusalém é uma cidade “sagrada para muçulmanos, cristãos e judeus e deve ser um símbolo para a paz”.

Em seguida, voltou a atacar o governo de Israel, dizendo que “este não é o caso enquanto Jerusalém for um lugar de ocupação e sequestro, de medo e desespero”. Reiterou a necessidade de se levar adiante “a solução de dois Estados na região como única via, com um Estado palestino soberano”. Isso incluiria a divisão de Jerusalém, ficando a porção Oriental como capital da Palestina e a Ocidental, de Israel.

Mogherini reafirmou seu desejo que essa reunião permita “avançar no processo de paz” e lembrou que a posição da UE sempre foi “clara”. A defesa é que a solução de dois Estados seria a “única via legítima, viável e realista para cumprir com as aspirações de ambas as partes e conseguir uma paz duradoura. Todos os assentamentos israelenses são ilegais e um obstáculo para a paz”.

Tanto a UE quanto a Liga Árabe reagiram desfavoravelmente ao anúncio de que os EUA poderão inaugurar sua embaixada em Jerusalém dia 14 de maio, data dos 70 anos de independência do Israel moderno.

O encontro também serve para reforçar o papel da União Europeia como possível mediadora de acordos de paz entre israelenses e palestinos, após o presidente da AP Mahmoud Abbas dizer que não aceita mais os Estados Unidos neste papel.

Com informações de The Times of Israel.


Leia também

Novos membros são batizados na IPU de Santo Antonio de Jesus - Ba.

A IPU de Indaiatuba - SP, abre ponto de pregação.

A IPU de Prata, em Vereda - Ba, batizou novos membros.

A IPU de Casas Novas em Porto Seguro - Ba, realizou a 6ª Festa Conjunta.

Pastor Washington, abre ponto de pregação em Santo Antonio de Jesus - Ba.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida