Tradutores da Bíblia usam tecnologia para alcançar todos os idiomas até 2025

Por Sandro meira para o portal CGIPU,
Publicado em: 15/02/19 - 09:42

 

No que depender da organização Wycliffe Bible Translators, a Bíblia Sagrada estará traduzida para todos os idiomas falados no mundo atual até o ano 2025. Isso porque os tradutores agora contam com a tecnologia para acelerar o processo de adaptação da Palavra de Deus aos dialetos mais difíceis dos povos ainda não alcançados.

Os tradutores estão utilizando um software de tradução, chamado “ParaText”, onde através de um banco de dados possível de ser acessado via smartphones, os idiomas e dialetos são traduzidos com base nos dados já disponíveis no sistema ou iniciada uma nova tradução.

Doug Hennum, diretor de informações e inovação da Wycliffe, explicou que o grande diferencial dessa tecnologia é possibilitar que os próprios povos nativos possam colaborar com a tradução, acrescentando dados ao sistema que podem ser compartilhados com os demais tradutores.

“Nos últimos sete ou dez anos temos visto os nativos querendo fazer o trabalho. Eles estão começando a dizer que em vez de apenas ajudar os ocidentais, eles querem aprender a fazer”, disse ele, segundo informações do The Christian Post.

A facilidade e grande disseminação dos aparelhos celulares, especificamente os smartphones, facilita muito o trabalho da Wycliffe, que agora pode ensinar aos nativos como acessar o banco de dados para colaborar com a tradução.

“Quando introduzimos essas ferramentas, eles pegaram rápido. Está tendo um tremendo impacto sobre eles poderem fazer muito mais no trabalho da tradução”, destacou Hennum. “Com a ajuda dos nativos, temos 80% do caminho para a tradução”.

Hennum disse que devido ao ritmo acelerado das traduções, possíveis agora mediante o uso da tecnologia, a possibilidade de alcançar todos os idiomas atuais e tornar o Evangelho de Cristo anunciado ao mundo inteiro é cada vez mais real.

“Temos o objetivo de ver todos os idiomas restantes, que nunca tiveram a Bíblia em sua língua, [traduzidos] pelo menos uma parte até  2025. Agora, pela primeira vez, isso não só parece possível, como me pergunto se vamos conseguir antes de 2025″, conclui Hennum, segundo o Christian Post. 


Leia também

A IPU de Teolândia - Ba, sediou 3º o encontro regional da JUB BA.

A IPU de Teixeira de Freitas - BA, homenageou o pastor George, na passagem de seu aniversário.

A festividade da 6º CEIPU - ES, na IPU de São Pedro em Vitoria - ES, foi uma maravilha.

A IPU de São Pedro em Vitória - ES, sediou a 6ª Convenção Estadual.

A IPU de Jambeiro em Valença - BA, realizou o congresso do Circulo de Oração.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida