O porta de noticias da CGIPU, parabeniza a todos dos pais.

Por Sandro meira para o portal CGIPU,
Publicado em: 09/08/20 - 07:58

dia dos pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. Neste ano de 2013 será no dia 11 de Agosto. Isso faz com que haja uma variação na mesma, caindo em dias diferentes.

A história mais conhecida em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo, no ano de 1909, em razão da admiração que sentia, por este ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, dezenove de junho.

Aos poucos a data passou a ser difundida a outras famílias da cidade onde moravam, no estado de Washington, sendo espalhada por todo país, até que o presidente Richard Nixon tornou-a oficial.

Porém, o primeiro registro de homenagem a um pai surgiu na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos, onde um jovem modelou e esculpiu um cartão para seu pai, desejando sorte, saúde e muitos anos de vida.

Nos Estados Unidos a data ficou estabelecida para ser comemorada no terceiro domingo de junho, assim como África do Sul, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, dentre outros. Na Austrália e Nova Zelândia a comemoração acontece no primeiro domingo de setembro; na Rússia, no dia vinte e três de fevereiro; na Tailândia, no dia cinco de dezembro; e na Itália, no dia 19 de março. 

A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953. Várias entidades da imprensa se juntaram a fim de promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.

Ao se tornar pai, o homem passa a ter responsabilidades com seus filhos, devendo sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção.

Segundo a Constituição Federal do Brasil, de 1988, o pai tem direito a cinco dias de licença após o nascimento de seus filhos, onde terá tempo para auxiliar a mãe do recém-nascido e fazer o registro do mesmo, em cartório.

O sucesso da comemoração dessa data é muito grande, movimentando bastante o comércio, pois os filhos oferecem presentes aos seus progenitores. Neste dia, os pais recebem atenção e carinho, tornando a data um dia diferente e muito especial para todos.

Dicas de presentes

Para quem quer apostar em presentes de qualidade e preço acessível para o Dia dos Pais, ainda dá tempo. A consultora de moda e professora do Senac Centro Histórico, Gisele Franke, dá a dica: “Na hora de presentear, cada um conhece melhor o seu pai, mas algumas sugestões de peças-chave são essenciais para comprar presentes bonitos, úteis e sem erro, para agradar cada estilo de pai”, ressalta.

Confira as dicas para não errar na hora de escolher o presente do seu pai:

- Para o pai clássico ou tradicional: uma gravata pode ser um presente lindo e econômico ou pode ajudar a compor um kit com mais peças, como uma camisa e um suéter (você pode combinar com irmãos e familiares para presentear seu pai em conjunto). Além disso, uma camisa é sempre um presente útil e elegante, porque sempre há uma ocasião que pede o uso de camisa e esta peça valoriza a imagem de todo e qualquer homem.

- Para o pai jovem ou descontraído: casaco ou jaquetas de boa qualidade são um bom investimento. Isto porque, até setembro temos dias mais frios, elas também poderão ser usadas nas noites mais frescas o ano todo e, claro, no próximo inverno. Para isso é importante investir em cores neutras e estampas discretas – tons de cinza, marrom, marinho ou bege – a não ser que seu pai tenha muito estilo e só use peças coloridas.

- Para o pai básico: para ele o suéter é uma ótima opção. Além de poder ser usado em dias frios e de temperaturas amenas, esta peça pode ser combinada com uma camisa e gravata para ocasiões mais formais ou simplesmente com calça jeans e tênis (com exceção dos modelos esportivos) para o dia a dia. O suéter liso é mais versátil. Para o suéter com estampa argyle (aquela tradicional tipo xadrez com losangos), permanece a dica dos tons sóbrios e neutros. Evite os decotes em V muito profundos.

- Para o pai esportivo: botas esportivas masculinas são lindas e muito práticas tanto para caminhar no dia a dia quanto para fazer uma trilha mais longa em meio à natureza. Tons de marrom escuro ou chocolate são mais fáceis de combinar.  O importante é não deixar esta data tão especial passar em branco e dedicar todo carinho e amor ao seu PAI. 


Leia também

Novos membros descem às águas, na IPU de Teixeira de Freitas - BA.

Novos membros confirmam fé cristã em batismo, na IPU de Pedro Canário - ES.

A IPU da cidade de Itamaraju - Ba, realiza Pré Inauguração da congregação, no bairro Bela Vista.

A IPU de Nova Almeida em Serra - ES, batizou novos membros.

A IPU de Itamaraju - Ba, vem demonstrando crescimento, com a abertura de nova Congregação.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida