Igrejas na Venezuela são impedidas de doar alimentos à população

Por Sandro meira para o portal CGIPU,
Publicado em: 07/11/18 - 09:33

A Venezuela vem sofrendo uma grande queda desde 2014, com a escassez de alimentos, remédios e itens básicos. Organizações internacionais de direitos humanos alertam que a situação do país é muito grave. A catástrofe de dimensões incalculáveis já causa fome e desnutrição na nação.

As igrejas evangélicas não escapam dessa crise. Com os problemas humanitários, há cada vez menos cristãos frequentando os cultos. Ao mesmo tempo, há muitas organizações evangélicas internacionais querendo ajudar os venezuelanos com o envio de remédios e alimentos em grandes quantidades, mas encontram dificuldades impostas pelo governo. No mês passado, pastores foram presos por distribuírem bens de primeira necessidade.Conforme amplamente documentado, milhares de venezuelanos estão deixando o país. Os que permanecem precisam lutar contra a fome, as doenças e a falta de recursos. A venda de alimentos é racionada e alguns itens como açúcar e papel higiênico, por exemplo, sumiram das prateleiras. 

Além disso, a redução drástica do fornecimento de água, eletricidade e das unidades de transporte, dificulta a ida das pessoas à igreja. Sem contar que os pastores encontram dificuldades para adquirir terrenos e constituir seus templos, por conta de uma política que discrimina aqueles que não apoiam o regime de Nicolás Maduro. Segundo o “Vice-ministério de Política Interior e Segurança Jurídica” do governo venezuelano, existem no país 15.017 igrejas evangélicas. Os católicos são maioria, mas somam apenas 247 igrejas, além de 93 fundações beneficentes e mais 142 congregações. 

Cristianismo sufocado

As últimas notícias ilustram um cenário religioso ameaçado, já que o atual governo tem a tendência de se abrir mais para o Islã, por influência de parceiro do regime de Maduro, como Irã e Turquia. 

A ajuda humanitária vinda do exterior nem sempre é aceita pelo governo. Depois que uma grande quantidade de remédios doada pela Cáritas, uma organização católica do Chile, foi confiscada, no ano passado, ninguém mais se atreve a correr riscos. 

A Igreja como instituição tem exigido do governo nacional que tome as medidas econômicas necessárias e que abra um canal humanitário antes que se percam mais vidas. 

Como os trabalhos sociais de todas as denominações na Venezuela foram afetados, tanto pela falta de doações por parte dos fieis, quando pela péssima fase que o país enfrenta, os cristãos venezuelanos intensificaram suas orações para que Deus mude a situação do país.

Com informações Comibam


Leia também

A IPU de Balneario Carapebus em Serra - ES, comemorou o 16° Aniversário do C. de Oração.

A Congregação da Aldeia na IPU de Valença - BA, realizou uma grande festividade.

Culto de encerramento do 1º Encontro Regional de Senhores, na IPU de Itamaraju - BA.

Culto de abertura do 1º Encontro Regional de Senhores, na IPU de Itamaraju - BA.

Pastor Aldo Soares é empossado na IPU de Mogi das Cruzes - SP.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida