Evangelho cresce na cidade mais fria do mundo

Por Masedon para o portal CGIPU,
Publicado em: 03/05/16 - 08:14

De acordo com a Mission Network News, a Associação Evangélica Eslava (AES) está lançando um programa de treinamento bíblico voltado para os novos líderes da igreja em Yakutsk, capital da República Autônoma da Iacútia, na Rússia.

Localizada na Sibéria, a cidade possui 235.600 habitantes. Está localizada em uma região remota, distando cerca de 500 km ao sul do Círculo Polar Ártico.  É considerada a cidade mais fria do mundo, onde a temperatura média anual é de -21°C. No inverno, pode chegar a -40°C.

“O propósito de investirmos na região é oferecer treinamento e equipar as igrejas para cumprirem seu ministério”, disse o pastor Eric Mock, que esteve recentemente na área. A primeira igreja evangélica de Yakutsk foi inaugurada em 1994. Desde então, o número de fiéis cresce continuamente.

Contudo, os líderes da igreja não tiveram nenhum treinamento bíblico formal. A AES decidiu então lançar a “Iniciativa de Antioquia”, um programa de formação bíblica para pastores e líderes leigos. O surgimento de várias congregações em lares estimulou a missão a investir.

As aulas de teologia são dadas em russo e, em seguida, na língua nativa. Assim, eles conseguem alcançar um número grande de líderes que não poderiam sair da região para estudar. Além de estudos bíblicos específicos, ocorrem aulas de interpretação e técnicas de pregação. No mês passado, havia 15 alunos na sala de aula.

O objetivo principal é estabelecer igrejas nas aldeias que ficam ao redor da cidade. Num primeiro momento serão enviados missionários para Pokrovsk, aldeia onde já existe uma pequena igreja funcionando.

O crescimento do evangelho em Yakutsk deve ser comemorado, pois trata-se de uma região de frio extremo. Durante a maior parte do ano, é preciso passar por rios congelados e estradas cobertas por grandes quantidades de gelo e neve. “A AES, juntamente com outras organizações, também está envolvida no treinamento de pilotos, pois só é possível chegar ali pelo ar. Seu desejo é levar missionários até as aldeias mais remotas da região e plantar igrejas, onde não há registro que exista um único cristão”, disse Mock.

Durante décadas, enquanto existia a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a República Autônoma da Iacútia era oficialmente ateísta. Com a queda do regime comunista, ressurgiram pequenas comunidade cristãs ortodoxas russas, que nunca cresceram de maneira expressiva. A presença dos missionários evangélicos marca a chegada do Evangelho, literalmente, a um dos “confins da terra”.

“Imagine a beleza quando um avião aterrissa pela primeira vez e o Evangelho é anunciado a um grupo de pessoas que nunca ouvira falar sobre Deus, Jesus, ou da cruz”, afirma o relatório da Mission Network News.

Com informações de Christian Times


Leia também

A IPU de Balneario Carapebus em Serra - ES, comemorou o 16° Aniversário do C. de Oração.

A Congregação da Aldeia na IPU de Valença - BA, realizou uma grande festividade.

Culto de encerramento do 1º Encontro Regional de Senhores, na IPU de Itamaraju - BA.

Culto de abertura do 1º Encontro Regional de Senhores, na IPU de Itamaraju - BA.

Pastor Aldo Soares é empossado na IPU de Mogi das Cruzes - SP.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida