Descobertas ruínas de igreja onde ocorreu o Concílio de Niceia

Por Sandro meira para o portal CGIPU,
Publicado em: 12/09/18 - 11:46

Arqueólogos encontraram no fundo de um lago na Turquia as ruínas de uma igreja cristã de 1.700 anos. Há indícios que no local ocorreu o histórico Concílio de Niceia, no ano 325 e que afirmou a divindade de Cristo.

Mustafa Şahin, chefe de arqueologia da Universidade Bursa Uludağ, uma das principais instituições públicas de pesquisa da Turquia, afirma que a estrutura que hoje está submersa no lago Iznik foi encontrada usando fotografias aéreas.

Şahin explica que a igreja teria sido construída às margens do lago, quando a cidade de Iznik era conhecida como Niceia, e Istambul era chamada de Constantinopla, capital do Império Romano Oriental.

Desde 2014, quando as primeiras fotografias aéreas feitas no local, a equipe de arqueólogos turcos vem trabalhando na região para tentar decifrar os segredos da basílica.

“Quando obtive pela primeira vez as imagens do lago, fiquei bastante surpreso ao ver claramente uma estrutura de igreja”, explicou o professor Şahin.

 “Eu estava fazendo pesquisas de campo na região de Iznik [desde 2006], e não imaginava que iríamos descobrir uma estrutura tão magnífica assim debaixo d’água.” Seu pedido para o governo é que o local seja protegido e ali seja construído um museu arqueológico subaquático.

Os prédios desse museu incluiriam uma torre com 20 metros de altura, possibilitando que as ruínas fossem vistas da costa, além de uma passarela sobre o lago, acima do próprio local submerso. Caso seus planos sejam aprovados, a construção pode começar este ano e será aberta aos visitantes em 2019, disse Şahin.

Fim da heresia

Um terremoto em 740 d.C. destruiu a igreja e mudou a topografia do local, que agora fica a cerca de três metros de profundidade. Mergulhadores já descobriram sepulturas. Dentro delas, moedas que datam dos reinos dos imperadores romanos Valente (que governou entre 364 e 378) e Valentiniano II (375 a 392).

A História da Igreja mostra a importância do local, onde o Imperador Constantino convocou o primeiro conselho de líderes da Igreja. O Concílio de Nicéia acabou com a heresia do arianismo e afirmou que Jesus não era “um ser criado”. Os arqueólogos acreditam que a igreja foi construída em cima de um templo pagão, dedicado a Apolo.

Com informações Daily Mail


Leia também

A IPU de Teolândia - Ba, sediou 3º o encontro regional da JUB BA.

A IPU de Teixeira de Freitas - BA, homenageou o pastor George, na passagem de seu aniversário.

A festividade da 6º CEIPU - ES, na IPU de São Pedro em Vitoria - ES, foi uma maravilha.

A IPU de São Pedro em Vitória - ES, sediou a 6ª Convenção Estadual.

A IPU de Jambeiro em Valença - BA, realizou o congresso do Circulo de Oração.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida