Arqueólogos israelenses descobrem inscrição rara da época dos juízes

Por Sandro meira para o portal CGIPU,
Publicado em: 13/07/21 - 12:34

Arqueólogo afirma que artefato encontrado pode ter relação com história da Bíblia.

Inscrição de Jerubbaal antiga do tempo bíblico dos juízes (Foto: Reprodução/Autoridade de Antiguidades Dafna Gazit-Israel)


Uma inscrição rara de 3.100 anos, época dos juízes bíblicos, foi encontrada por arqueólogos israelenses em uma escavação em Khirbet el Rai, segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel.

O artefato que leva o nome de “Jerubbaal” foi descoberto em uma cova de armazenamento, cavada no solo e coberta de pedras.

Até hoje, a inscrição mais antiga encontrada era datada de 1.100 a.C., segundo o arqueólogo Yossu Garfinkel, que é o Professor Yigal Yadin de Arqueologia de Eretz Israel na Universidade Hebraica de Jerusalém.

“Sabemos muito pouco sobre este período do ponto de vista arqueológico e não tínhamos nenhuma inscrição significativa desse período”, disse Garfinkel. Posteriormente, eles descobriram parte de uma alça de jarra com o nome Yerubaal, em inglês Jerubbaal.

Artefato histórico e sua relação com Gideão.

Segundo o arqueólogo, é a primeira vez que uma inscrição da época dos juízes se relaciona com a tradição bíblica. Dessa forma, todas as inscrições já encontradas do período de juízes não traz nenhuma mensagem relacionada.

Na Bíblia em Juízes 6 ao 8 conta a história de Gideão, e diz que o seu pai o chamou de Jerubbaal depois que ele derrubou o altar de Baal e mais tarde derrotou todos os midianitas.

Embora os arqueólogos não tenham provas de que a inscrição se refere ao juiz bíblico, Garfinkel afirma que seu significado aponta para uma conexão bíblica e a verdade histórica.

Para o arqueólogo, o achado indica que existem memórias históricas baseadas nos textos bíblicos que eram passadas de pai para filho, comprovando a historicidade da tradição da Bíblia, disse ele ao CBN News.

gospelprime.com


Leia também

A IPU de Vila Nova de Colares em Serra - ES, comemorou o 3º Congresso de Jovens.

A IPU de Indaiatuba - SP, realizou congresso do grupo de Jovens.

A IPU de Nova Rosa da Penha II em Cariacica - ES, realizou uma grande festivdade com o C. de Oração.

A IPU de Amadora em Portugal, realizou uma grande festividade em comemoração ao 7º Aniversário.

A IPU de Teixeira de Freitas - BA, realizou palestras para casais.

Receba Notícias por celular


Ex.: DDD + número de celular. 73 9 9999-9999



2016 - Convenção Geral das Igrejas Pentecostal Ungida